Análise de PFAS sem contaminação em água, amostras ambientais e alimentos com produtos da LCTech.
As substâncias perfluoroalquílicas e polifluoroalquílicas (PFAS) têm propriedades especiais e, por isso, são usadas em muitos processos e produtos industriais, como têxteis, utensílios domésticos, combate a incêndios, indústria automotiva, processamento de alimentos, construção e eletrônicos. Os produtos químicos agora podem ser encontrados no meio ambiente (rios, lagos, solos) e nos alimentos (água potável ou outros alimentos). O grupo de substâncias compreende mais de 4.700 compostos, o que o torna também um desafio analítico.
PFAS: riscos à saúde
Como resultado dos efeitos sobre o sistema imunológico (por exemplo, devido a uma resposta imunológica reduzida às vacinas), esse grupo de substâncias está sujeito ao monitoramento contínuo das autoridades, como a Autoridade Europeia de Segurança Alimentar (EFSA). As primeiras proibições já foram anunciadas.
Mais informações sobre a avaliação de riscos e a determinação de uma ingestão tolerável podem ser encontradas aqui:
PFOS e PFOA
Alquil sulfonatos perfluorados - representante mais conhecido: Ácido perfluorooctanossulfônico (PFOS)
Ácidos carboxílicos perfluorados - representante mais conhecido: Ácido perfluorooctanóico (PFOA)
Esses produtos químicos foram comumente usados durante décadas devido às suas propriedades físico-químicas (termicamente e quimicamente estáveis, repelentes de água e graxa), por exemplo, em espumas de extinção de incêndios, na produção/impregnação de roupas para atividades ao ar livre, em ceras de esqui, no revestimento de embalagens de alimentos, em maquiagens e batons, etc. - para citar apenas algumas áreas de aplicação. Portanto, os PFAS podem ser encontrados em toda parte: na água, no solo, na poeira, nos alimentos e, por fim, também no sangue humano.
ALTO RENDIMENTO NA ANÁLISE DE PFAS
FREESTYLE PFAS
Os sistemas robóticos FREESTYLE também foram comprovados na preparação de amostras para PFAS e são um suporte valioso para alto rendimento. Eles são livres de espaços em branco devido ao uso de materiais livres de PTFE e são compatíveis com todas as colunas de 3 mL ou 6 mL disponíveis comercialmente.
Com os sistemas robóticos FREESTYLE, as amostras podem ser processadas de acordo com todos os padrões conhecidos atualmente, como US EPA 1633, US EPA 537.1, US EPA 533 e DIN 38407-42, sem desvios.
Os sistemas LCTech FREESTYLE são projetados para grandes volumes de amostras na análise de PFAS e estão disponíveis em diferentes versões, dependendo do volume da amostra. Escolha o sistema que melhor se adapta a você.